quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O que se há-de fazer!??

Oh pá! Muitas me perguntam que é feito de mim, e eu respondo sempre o mesmo "Não tenho tempo de vir aqui". E é verdade, se em algum momento me lembro de vir postar, logo me esqueço pois estou absorvida por outras coisas. Neste momento para além do trabalho, já estou no último ano do curso, o estágio em Educação de Infância. É entrar às nove no infantário e às quatro no trabalho até à uma da manhã, excepto nas folgas. Juntando a isso, ainda há as reuniões de trabalho, as reuniões com a educadora responsável, as reuniões com a orientadora, as actividades paralelas da crache e o trabalho teórico com a minha parceira de estágio. Mais ainda o tempo precioso para o filhote, marido e casa, um tempo de mais qualidade com o papá e o divertimento com os amigos. Agora percebo porque é que os dias deviam ter para aí umas 30 horas ou mais :)

Falando do filhote, é óbvio que este está lindo. Será sempre o meu bebé mas para o mundo já não o é. O desenvolvimento da autonomia está a entrar no auge, ele quer fazer tudo sozinho: dorme sozinho na cama grande, não usa fralda de dia (só para dormir de noite), calça-se sozinho, já veste quase todas as peças de roupa, lava-se sozinho nomeando todas as partes do corpo, lava os dentes, arruma os brinquedos, come, etc. Só ainda não faz coisas tipo limpar o rabo (se bem que tenta sempre).
Quanto à linguagem é só ensinar-lhe palavras novas que ele repete-as todas e conseguimos manter conversas espectaculares com ele. Está na fase do não e do contra e tem saídas que fazem rir as pedras da calçada, do género: "Por amor de Deus!" e "Calma, calminha!"
É óptimo a desenho, representando muito bem a figura humana, animais, frutos, etc. Até já pinta dentro das linhas dos desenhos (talvez fruto da sua transição para a sala heterogénea do JI). Nomeia cores e conta até dez quando está bem disposto. Uma vez até contou até doze.
Salta, pula, dança e continua um craque a jogar à bola. Adora piscina e tudo o que tenha água...para o tirar do banho é um castigo.
Continua muito afectuoso pedindo beijos e abraços e agora temos uma frase só nossa que repetimos um ao outro "Gosto muito de ti, eu sou o teu príncipe e tu és a minha princesa."

Basicamente isto é um resumo das suas competências neste momento. E agora já não consigo dissociar o meu papel e paleio de futura educadora das lamechices de mãe:)

Mil beijos

1 comentário:

Ana Cravo disse...

olá!
foi com enorme surpresa que descobri que tinhas um blogue, através do meu, vê lá ao tempo que não ia lá.
nunca mais fiz actualizações ao blog.
que vergonha!
mas... tens um filho espectacular e oxalá tudo te corra bem pela vida fora.
bjs, muitos bjs
a tua prima
Ana