terça-feira, 12 de outubro de 2010

8 semanas e 2 dias


O embrião mede cerca de 1,9 cm. É possível distinguir os dedos dos pé e das mãos, que aparentam estar colados uns aos outros, como se de pequenas membranas se tratassem. O figado produz elevadas quantidades de glóbulos vermelhos, até que a medula se constitua e assuma este papel que é, de facto, o seu. A oitava semana de gestação marca o início de uma fase de rápido e importante crescimento. Partes fundamentais do corpo humano, como o cérebro e o coração, continuam o seu desenvolvimento, tornando-se mais especializados, para os preparar para o desempenho das suas importantes funções. O palato e os dentes começam a formar-se. A pele é fina como o papel e as suas veias são claramete visiveis.

A grávida está em pleno primeiro trimestre, logo é perfeitamente natural que ela sinta os desconfortos próprios da gravidez, tais como vómitos e enjoos (quem chama a isto enjoo é ser simpático...isto são puras agonias que nem para vomitar dá, seja de manhã, tarde ou noite!).

E hoje fizémos o rastreio do 1º trimestre...1 hora à seca para fazer o teste de tolerância à glicose (coisas de grávida de segunda viagem que já teve diabetes gestacionais...blhac). E a primeira eco já está marcada para dia 3 de Novembro, estou em pulos para ver a minha piuguinha - só espero que já dê para ver o sexo.
A barrigota que deu um pulo :)

mil beijos:)





Sem comentários: