domingo, 17 de outubro de 2010

9 semanas

Com direito a visita ao hospital, toque e eco vaginal... O bom é que vi pela primeira vez a píuga júnior - saudável, activa e com um coração forte :)
Decidimos ir ao hospital por um conjunto de situações que me incomodavam: dores pélvicas que iam e vinham nos últimos dois dias (tipo picadas e fisagadas), os constantes arranques e tentativas para vomitar e não sair nada (que já me deixava os abdominais todos doridos) e a prisão nos intestinos. Tudo isto, que a médica considerou normal numa segunda gravidez, aliado ao facto de o bebé ser bastante activo, deixaram-me de rastos.
O importante é estar tudo bem. Ben-u-ron para as dores e recomendação de beber muita água e comer muitos legumes por causa dos intestinos.

A mãe: Você continua sentindo náuseas (e de que maneira)e cansaço (verdade), e possivelmente sentirá um pouco de tontura e sensibilidade na gengiva (um pouquinho).
A partir de agora, suas visitas ao obstetra consistirão em medição da pressão sanguínea e do útero (a medida do útero é tirada externamente com a ajuda de uma fita métrica), pesagem, exame de urina e de ultra-som e escuta dos tons do coração do seu bebê. Caso você tenha alguma doença ou é dependente de drogas, o acompanhamento da gravidez será mais rigoroso, e seu médico solicitará exames específicos (a consulta é segunda feira, já levantámos as análises e parrece-me tudo óptimo, mesmo a glicose:)).

O bebé: Nesta semana, seu bebê passa a ser considerado um feto, pesa cerca de 3 gramas e mede aproximadamente de 13 a 20 mm. O desenvolvimento de seus olhos está quase completo, embora estejam nas laterais da cabeça, que por sua vez, se encontra mais ereta. Os labirintos, localizados nos ouvidos e responsáveis pelo equilíbrio e posição do corpo, estão se formando, enquanto os dedos das mãos começam a se separar. Agora já se pode notar a formação das pernas e pés, e surgem pela primeira vez movimentos bruscos e espontâneos, pois o cérebro é conectado aos minúsculos músculos e nervos que se desenvolvem. Os intestinos e os pulmões já estão quase totalmente construídos e o processo de ossificação do esqueleto está em andamento. Ainda nesta semana o período crítico de desenvolvimento de seus braços terminará, e os mesmos já estarão na posição correta e proporcionais em relação ao corpo.


Sem comentários: