domingo, 26 de dezembro de 2010

20 semanas...já vamos a meio do caminho

O bebé
Já mede cerca de 24-25 cm e pesa aproximadamente 340 gramas (está enorme e estamos ansiosos por te ver outra vez). Nesta altura, como já tem o sentido da audição bastante desenvolvido, se for emitido um som muito alto perto de si ele pode sobressaltar-se e tornar-se irrequieto. É já um bebé muito activo, na verdade, ele vira-se, torce-se, mexe-se, dá-lhe pontapés e dorme.

A futura mãe
Até esta fase é normal que tenha aumentado cerca de 3 Kg (se bem que só nestes últimos 3 dias acho que foram 2!!). No entanto, a partir de agora aumentará meio quilo por semana. Se a pigmentação da sua pele se tornar ainda mais visível não vale a pena assustar-se porque isso é algo perfeitamente normal. Esta é realmente a altura de maiores mudanças no seu corpo; os seus seios, por exemplo, estão a começar a produzir uma substância leitosa que o bebé vai necessitar. Tudo o que tem a fazer é limpá-los suavemente evitando espremê-los. Outra mudança que pode notar é que por vezes sangra das gengivas e tem um forte corrimento vaginal. Todas estas mudanças são perfeitamente normais e tudo o que pode fazer é tentar tirar o melhor proveito das modificações que lhe estão a acontecer.

E o Natal por aqui foi muito bom. O Marquitos adorou todas as prendas, ficou passado com a visita do pai Natal e recebeu, entre outras: roupa, livros, uns patins com capacete, caneleiras e afins, carros telecomandados, um dinossauro, etc. A piúga mais nova recebeu basicamente roupinha, uma manta, fraldas de algodão e um cesto da mustela. Lindo, lindo.
Só não sei se adorou ou detestou estes dias de festa porque passou o tempo todo enfiado nas minhas costelas, tanto que até as pisou. Nem me deixava dormir...

Mil bejos:)

2 comentários:

Cristina disse...

Parabéns pelas 20 semanitas :-)
A tua "piuguinha" também deve ser grandita para já fazer andar enfiada nas costelas...

Beijinhos

Cristina disse...

Desejo-vos um 2011 MUITO FELIZ!!!!

Beijinhos