segunda-feira, 14 de março de 2011

31 semanas

O seu bebé
Nesta fase o seu bebé já teria boas hipóteses de sobreviver se tivesse que nascer prematuro (Calma André que ainda é cedo!!) Os pulmões começam agora a produzir a substância sem a qual a respiração não seria possível. Faça exercícios respiratórios que depois a vão ajudar na altura do parto.
O peso do bebé nesta fase é de 1600g e o comprimento de 41,5cm (será???amanhã veremos). O bebé ainda é magro, mas já tem gordura suficiente para manter o calor, no caso de nascer prematuro. Em vez de ouvir vibrações, os nervos auditivos do bebé já lhe permitem ouvir sons distintos, como as vozes familiares e música. Os pulmões já começam a produzir uma substância (surfactante) que ajuda no movimento respiratório e sem a qual é impossível respirar. É ainda produzida em pequenas quantidades, mas quando bem estimulada pode salvar a vida do bebé. Nos outros órgãos estão formar-se uma série de detalhes até ao momento de nascer. Ainda é muito prematuro, mas teria boas hipóteses de sobreviver se fosse necessário fazê-lo nascer. As trocas materno-fetais acontecem constantemente, através da placenta.

A futura mãe
O seu útero ocupa agora uma larga parte do seu abdómen (larga é favor!!) e provavelmente engordou, até esta altura, entre nove quilos e meio e 12 quilos (nesta última semana a balança pregou-me uma partida e acho que vou nos 10kg). É provável que se sinta excitada e ansiosa, afinal já não falta muito para o nascimento do seu bebé.

Amanhã é dia de eco do 3º trimestre e consulta no SS, espero tirar uma fotinha do meu menino e saber que ele se está a desenvolver bem.
Depois contamos novidades.

Mil beijos:)

1 comentário:

Pipa disse...

Tudo a correr como se quer!
Beijocas!