quarta-feira, 27 de abril de 2011

37 semanas +3 dias

Você e seu filho chegaram a 37 semanas de gravidez! O seu bebé está totalmente desenvolvido e todos os seus órgãos estão preparados para funcionar no mundo exterior. Mas ainda podem faltar algumas semanas para o nascimento (dia 1 já podes filhote), por isso, fique atenta à actividade fetal (mexes ainda muito e por voltas das 15h já deste mais de 10 sessões de movimentos) .

 

O bebé agora deve pesar cerca de 3 quilos ou mais, e seu comprimento é entre 47 e 53 cm. O tamanho do seu útero é enorme e já atingiu a borda do esterno. Enquanto isso, o seu corpo começa-se preparar para o nascimento.
Com a avançada gravidez os exames médicos são mais frequentes (desta vez nem por isso, as análises estão todas feitas e só temos consulta a 2 e a 5 de Maio). As consultas no OB são semanais e ele analisa tudo internamente para verificar se têm início dois processos fisiológicos inerentes ao parto: apagamento cervical (afinamento do colo do útero) ou dilatação (abertura do colo do útero).

A partir desta semana 37 provavelmente vai perdendo o rolhão mucoso (desde quinta-feira passada que vou perdendo um pouco todos os dias, parece clara de ovo) que é o que veda a entrada do útero durante a gravidez para evitar a entrada de bactérias ou infecções. Normalmente, verá que sai quando urinar, é gelatinoso e espesso, amarelado e às vezes sangrento. Isto porque o colo do útero está começando a expandir-se, embora não necessariamente indique que o trabalho está a aproximar-se. Algumas mulheres podem começar a perdê-lo 15 dias antes do parto.

E é assim que cá estamos. Sábado é o último dia de trabalho felizmente pois o cansaço já é muito e os pés começam a inchar. As costas também me matam com tantas dores, porque a barriga está enorme e o peso tb não ajuda (desconfio que já vamos nos 15 kg a mais, mas na consulta de dia 2 logo se confirma).

A pipoca mais velha continua à espera do mano, falando para o umbigo. Eu é que tenho tido pouca paciência para ele por causa do cansaço, conto várias vezes até 10 e respiro fundo porque sei que ele não tem culpa de nada. Esta Páscoa foi em cheio para ele, com visita das primas lindas e idas a casa de primos por estes lados, fartou-se de brincar e deitou-se sempre montes de tarde. Em Maio já vou inscrevê-lo na escola e em Setembro acaba-se o laró como tem sido até agora...é só gazeta hehe

Mil beijos:)



6 comentários:

Jei disse...

Ahhh estás mesmo quase!!
Está linda a barriguinha :)

Mami ( Sónia ) disse...

Está quase quase!

Daniela disse...

Já só falta um bocadinho assim :)

O meu mais velho tb anda em stress... ora quer a mana cá fora rápido ora bem que ela podia ficar lá indefinidamente. E tal como dizes, a paciência tb não abunda por estes lados... beijinhos

Maria disse...

Está quase ;)
bjs grandes

Pipa disse...

Isso está a durar!
Já não deve faltar muito...
Bjs e que tudo corra bem e rápido!

Em busca do sonho disse...

Antes de mais pela familia linda q tens.

Ta mm quase... ja te deves sentir bastante ansiosa.Desejo-te uns 15 minutos muito rapidos.

bjinhos e felicidades.