domingo, 8 de maio de 2011

39 semanas

A mãe
Vá para a maternidade se achar que está em trabalho de parto, ainda que não esteja no final! Na maternidade podem mandá-la de volta para casa, o que pode ser um pouco frustrante, mas é preferível estar no conforto de sua casa do que presa numa cama da maternidade pelas próximas 12 horas esperando a dilatação aumentar de 1 centímetro para 2 (se bem que na quinta já tínhamos 2, agora não sabemos).
Embora não haja nada falso na dor que acompanha o falso trabalho de parto, ele é um alarme também falso pois não dilata o cérvix como o verdadeiro faz. É como tentar passar uma laranja num buraco do tamanho de uma cereja! Basicamente, o alarme falso  traz toda a dor e nenhum avanço. Uma maneira de identificar o alarme falso é começar a cronometrar as suas contrações. As verdadeiras contrações do parto são regulares e  aproximam-se progressivamente. Elas doem mais à medida que ficam mais próximas. Já as contrações do alarme falso são irregulares e variam de uma para outra no quesito dor (é o nosso caso, muito irregulares). O alarme falso é mais comum em segundas e subsequentes gestações do que nas primeiras (também o nosso caso...).

O bebé
Uma reclamação desconfortável no final da gravidez são os soluços frequentes. Não, não para você mas para o seu bebé. Já que não há ar em volta dele, quando ele pratica a respiração, pode acontecer que o fluído amniótico chegue à traqueia , resultando nestas pancadinhas espaçadas que fazem você pensar que está carregando um coelhinho saltitante na sua barriga.
O lanugo (uma palavra exótica para cabelo suave, aveludado) que cobria o corpo do bebé em sua maioria desapareceu, mas você poderá encontrar alguma parte restante nos ombros, testa e pescoço.  A cor da pele do seu bebé está mudada devido à quantidade de gordura que ele ganhou. A placenta está cedendo ao seu bebê anticorpos que vão mantê-lo forte e saudável após o nascimento.
Neste ponto do campeonato, o seu bebé mede mais ou menos 52 centímetros e pesa de 3 a 3,5 kg.
A preparação para o parto
Após a primeira contração (depois que você se recompor), há provavelmente algumas pessoas que você gostaria de alertar. Por exemplo, aquelas que estarão com você na sala de parto (no caso o namorido, que nem sei como vai reagir hehe). Tenha um plano em mente para contactar as pessoas mais próximas.
Tecnicamente você tem mais uma semana de gestação. Creio que você já está sentindo a pressão que envolve este momento. Então, ponha seus pés para cima, tire a carga de suas costas (e é uma grande carga, sejamos honestos) e coloque seu DVD favorito e tente pensar em algo além do seu bebé e do momento quando finalmente ele aparecerá - falar é fácil o difícil é mesmo dormir.

5 comentários:

Mami ( Sónia ) disse...

Já falta tão pouco!!!!

Lia disse...

Está mesmo quase.
Que corra tudo muito bem!

Cristina disse...

Quase, quase...
Que tenhas uma hora bem pequenina.
bjs

Luna disse...

Aproveita este bom tempo, embora caminhar na areia molhada junto ao mar, depois mete namoradinho de serviço, uma hora pequenina.
bjos

PussinBoots disse...

Olá linda, então como correu o parto? Está tudo bem? Bjinhos