sexta-feira, 13 de maio de 2011

O parto- parte I

Foi mais uma viagem espectacular, só posso agradecer pela sorte que tenho em ter os partos que sempre desejei:) - preparem-se para o testamento

De terça para quarta eu e o namorido namorámos um "pouco" na esperança que as coisas se desenrolassem...nada aconteceu nessa noite e dia e pensei repetir a dose, mas o C. chegou tão cansado que adormeceu num instante e nada...:P
Na noite de quarta para quinta sentia-me desconfortável, por volta das 5 da manhã ainda estava meio acordada com um ligeiro mau estar e moinhas, mas acabei por adormecer. Surpresa das surpresas (ou nem por isso...) quando acordo por volta das 8h20 para ir ao WC fazer o xixi matinal e acontece tal e qual a gravidez do Marquitos, as águas rebentam na sanita. Ainda aguardei para ver se eram mesmo as águas, mas não havia dúvidas, a água escorria pelas pernas baixo e nem a fechar as pernas parava. Tive de reforçar cuecas e pensos e por um resguardo no carro para não molhar os estofos.
Primeiro passo foi acordar o amor, só filmada a cara dele quando lhe disse que estava na hora, saiu da cama parecia um foguete...mas tratou dele, do mais velho e das malas que foi um instante. Segundo passo, telefonar ao meu velhote a avisar que as águas tinham rebentado e que ia levar lá o mais velho. Em seguida acordar o Marquitos para que se vestisse pois o mano ia nascer e a mamã tinha de ir para o hospital. Encheu-me de perguntas: o mano vai nascer hoje? os médicos vão tirá-lo? como? Hehe!! O meu menino grande em breve ia deixar de ser o bebé da família. Em seguida telefonei à madrinha do Dé que ficou logo cheia de nervos e nos desejou sorte. No caminho mandei sms ao restante pessoal e o C. também avisou os pais e amigos.
Depois de deixarmos o meu menino em casa do meu pai (eu fiquei no carro e o amor levou-o ao 6º andar) lá fomos em direcção ao hospital. Eram 9h32 quando dei entrada no sistema, fomos atendidos relativamente rápido, respondi na triagem às perguntas de rotina e fomos encaminhados para o bloco de partos....já toda eu escorria água pelas pernas abaixo. Aí esperámos mais um pouco e depois fui chamada para o gabinete e o amor teve de aguardar cá fora, nesta altura tinha contracções pouco dolorosas e suportáveis ora de 10 em 10, ora de 5 em 5. No gabinete a médica obstetra estava acompanhada por um enfermeiro e ambos foram impecáveis, disseram para tirar a roupa e deitar-me na marquesa. Mal abri as pernas saiu um jorro de água e eles confirmaram a ruptura espontânea das membranas, o toque confirmou 2 cm de dilatação e foi um pouco doloroso, mesmo para acelerar as coisas. Mais umas perguntas para preencherem as fichas e a enfermeira Nídia levou-me para o quarto. Já estava mortinha por estar com o C. e ela disse que já o levavam para estar comigo.
Após acomodar-me na cama, explicou-me onde estavam as coisas no quarto, para que serviam as máquinas todas, disse-me as regras (nada de telefones, apenas fotos no fim do parto, poucas saídas e entradas do acompanhante, etc.). Passado um pouco entrou o amor, todo fardado com sapatinhos verdes e tudo lol. A enfermeira entretanto colocou-me a soro e a oxitocina para desenvolver a dilatação. Como as dores eram ainda suportáveis e a dilatação se mantinha, dissemos ao C. para aproveitar para almoçar que ainda demoraria algum tempo. Isto eram 11 da manhã.
Entretanto a enfermeira andou a arranjar mais algumas coisas no quarto e perguntou-me se iria querer a epidural, eu disse que não sabia responder já e veria se aguentava ou não.
A partir das 11h30 as coisas começaram a ficar negras, as contracções já se sentiam bem e ritmadas, olhava para o monitor e já antevia a próxima e bufava porque o C. nunca mais chegava... Tive de chamar a enfermeira porque fiquei tão mal disposta com as dores que tive que vomitar, toda eu suava. Perto do meio-dia pedi a epidural, ela fez o toque e estava já com 4/5 cm e ela foi avisar a anestesista, entretanto chegou o amor...finalmente.


(continua...)

Sem comentários: